Sobre
O Biobanco-iMM CAML tem o mais atual sistema de software de gestão de amostras e de informação clínica, adaptado de acordo com as especificidades de cada coleção de amostras biológicas.
É uma infraestrutura acessível a todos os investigadores, nacionais e internacionais, sendo os pedidos de utilização de amostras submetidos a rigoroso processo de avaliação ética e científica.
O Biobanco-iMM CAML tem autorização da Comissão de Ética do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) para recolher e armazenar amostras biológicas para fins de investigação e da Comissão Nacional de Proteção de Dados para a colheita de informação clínica.
O Biobanco-iMM CAML disponibiliza diferentes serviços para a comunidade científica, que incluem:
- Extração de ácidos nucleicos (DNA e RNA) a partir de sangue, tecidos e células.
– Extração de DNA/RNA de sangue, células ou tecido congelado usando QIAGEN QIAcube. - Isolamento de células mononucleares do sangue periférico (PBMC).
– Isolamento manual por gradiente de Ficoll tradicional ou com tubos de separação de células.
– Isolamento usando tubos de preparação de células (CPT). - Cultura celular primária.
– Cultura de linhas células primárias incluindo cultura de fibroblastos de biópsias de pele humana. - Processamento de amostras, de acordo com as boas práticas de laboratório (GLP) e procedimentos operacionais padrão.
– Uso de processamento validado para a manipulação de sangue, plasma, soro, tecido, urina, saliva, líquido cefalorraquidiano (LCR) e outros tecidos como osso. - Apoio na submissão de projetos à comissão de ética.
- Gestão de bases de dados e questionários clínicos através de software específico LIMS (Laboratory Information Management System).
- Armazenamento de amostras.
– Armazenamento para todos os tipos de amostras: ambiente controlado, + 4 ° C, -20 ° C, -80 ° C, -196 ° C (Azoto líquido).
– Criopreservação com taxa de congelamento controlada.
Última atualização: 4 julho 2022